Banrisul pronto para o futuro

INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS, QUE CONSIDERAM O QUE VEM PELA FRENTE, SÃO MESMO UMA ESPECIALIDADE DO BANCO GAÚCHO. APÓS CONCORRÊNCIA VENCIDA PELA HT SOLUTIONS, A ESTATAL MODERNIZOU SEUS SISTEMAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA GARANTIR PLENO ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS VINDOURAS

Crédito pessoal, empresarial, rural e imobiliário, cartões de crédito e débito, linhas de financiamento, seguros, consórcios e previdência privada, entre outros. Presente no mercado desde o final dos anos 1920, quando atendia pela sigla BRGS, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul é hoje uma instituição múltipla, oferecendo ampla variedade de produtos e serviços financeiros para os mais diversos públicos – do homem do campo à indústria de alta tecnologia.

Com mais de 3.000 pontos de atendimento, entre agências, postos e correspondentes bancários, um dos desafios da companhia é manter seus recursos de TI em sintonia com o negócio, assegurando aos clientes segurança e agilidade nas transações. Além disso, os serviços que o Banrisul provê a seus clientes e parceiros precisam estar online 24 horas por dia, sete dias por semana, e os sistemas internos devem permanecer disponíveis, simultaneamente, para os mais de doze mil colaboradores.

Mesmo com o ambiente mainframe sendo utilizado para o “core business” do banco, o Banrisul decidiu inovar e se antecipar às demandas futuras, realocando a plataforma de processamento de banco de dados Oracle para a plataforma Intel, em busca de uma solução que oferecesse menor complexidade e melhor custo-benefício. Com o acompanhamento do gerente executivo de suporte da estatal, José Luis Andrade, coube à HT Solutions, vencedora do edital, fornecer e participar da implantação dos novos sistemas, que incluíram 70 servidores tipo lâmina da HP. Foram 14 blades BL460c Gen 8 com dois processadores e 512 GB RAM e 56 blades BL660c Gen8 com quatro processadores e 1 TB de RAM, além de seis enclosures HP C7000 Platinum para acondicionamento das lâminas, com interconectores de rede HP Flex-10 e HP Virtual Connect FC para virtualização. Por fim, o HP Onboard Administrator foi escolhido para a gestão completa e simplificada da solução, que permite rápida expansão em caso de necessidade.

De acordo com o gerente de serviços da HT Solutions, Lucas Camassola, os equipamentos foram igualmente distribuídos em dois data centers do Banrisul, operando em regime de redundância. “O ambiente tecnológico de um banco desse porte é altamente crítico, e a solução da HP certamente faz frente a essa criticidade”, afirma o especialista, lembrando que a linha de blades da empresa é líder em seu segmento, conforme apurado pela consultoria Gartner.

Outros cases