O planejamento da infraestrutura de TI é uma das etapas mais estratégicas para o seu negócio. Isso porque, com um parque tecnológico inadequado à carga de trabalho, pode haver gargalos na entrega. Como resultado, fica difícil – ou mesmo impossível – crescer.
A boa notícia é que você pode contar com especialistas para auxiliar sua empresa nesta jornada. Afinal, uma equipe como a da HT Solutions ajuda a desenhar o projeto certo para as necessidades da organização. Além disso, essa consultoria vem de carona com a aquisição dos equipamentos, ou seja: nada de custos adicionais. A seguir, confira todos os detalhes!
Planejando a infraestrutura de TI da empresa
O primeiro passo para planejar a infraestrutura tecnológica consiste em saber quais resultados a organização pretende atingir. Afinal, somente depois de conhecer as demandas da equipe é possível imaginar as soluções que darão o melhor suporte para a realização das tarefas.
Por exemplo: digamos que você queira otimizar o tempo dos colaboradores. Uma alternativa seria implementar um sistema de gestão totalmente digitalizado, que dinamize a comunicação entre setores e automatize processos.
Porém, não basta adquirir computadores baratos e instalar um software qualquer. O parque deve acompanhar a carga de trabalho, sob pena de sobrecarregar a rede pelo uso contínuo da plataforma digital. Isso porque, na ausência de soluções adequadas, a transmissão de dados pode ficar lenta e prejudicar o desempenho.
O contrário também acontece. Não faz sentido investir numa estrutura de TI extremamente robusta, se a demanda do negócio for baixa. Isso porque tal medida apenas elevaria as despesas com equipamentos e consumo de energia.
Portanto, o desenho do planejamento de TI sempre deve considerar os seguintes aspectos:
– Rotinas da empresa e retorno esperado com a tecnologia;
– Tipos de equipamentos necessários para montar a rede (servidores, backup etc.);
– Fornecedores que entreguem as soluções adequadas a um preço acessível.
Depois disso, vem a parte mais técnica: instalação das máquinas, cabeamento e todo o necessário para seu parque tecnológico funcionar. Logo, essa etapa deve ser executada com cuidado para minimizar os custos de manutenção. Lembre-se, por exemplo, de que dispositivos eletrônicos sofrem desgaste, podendo haver superaquecimento se o ambiente não tiver refrigeração adequada.
Além dessas despesas, convém mencionar que a tecnologia tem vida útil limitada. Novas soluções, mais velozes e compactas, podem surgir em poucos anos. Assim, deve-se pensar numa infraestrutura que sobreviva no longo prazo.
Assistência técnica após a instalação do parque
Como você pôde perceber, o trabalho de estruturação da TI não termina após o planejamento do parque tecnológico. Também devem ser considerados os upgrades e o monitoramento das atividades para garantir que a rede continue em boas condições de uso.
Na HT Solutions, temos serviços de contrato recorrente. Isto é, nossa equipe reserva algumas horas do mês para suporte, implementação, treinamento e consultoria mais aprofundada junto aos clientes. Assim, conseguimos levantar informações sobre a infraestrutura de TI, apontamos eventuais falhas e realizamos atualizações de segurança e de firmware.
Além disso, oferecemos a renovação de garantias, assumindo a responsabilidade de economizar recursos e renovar o parque. Esse serviço mantém a tecnologia viva por mais tempo, possibilitando à empresa concentrar sua energia na melhoria de performance.
Quer saber mais? Entre em contato conosco! Estamos à disposição para tirar suas dúvidas e oferecer as melhores soluções do mercado.
Foto: iStock/LanaStock