Empresas que priorizam o bem-estar das equipes atingem um desempenho melhor. Mito ou verdade? Segundo pesquisas, a felicidade no trabalho está, sim, relacionada a índices mais altos de produtividade, eficiência e inovação dos colaboradores.
Diante disso, não surpreende que algumas companhias tenham adotado a figura do Chief Happiness Officer (CHO), ou “diretor de felicidade”. Com isso, a ideia é promover mudanças positivas no clima organizacional para garantir a satisfação dos funcionários.
Satisfação profissional e felicidade no trabalho
Vale dizer que ser feliz no trabalho não significa transformar a empresa num parque de diversões. Uma mesa de pingue-pongue pode render momentos descontraídos entre os colegas nos intervalos do expediente, claro. Porém, esse tipo de regalia não é o bastante, nem o principal, para causar impacto.
Os especialistas apontam que experiências profissionais realmente satisfatórias são aquelas que trazem propósito. Ou seja: trata-se de desenvolver o próprio potencial, colocar esforço numa tarefa e ver o resultado aparecendo. Aliás, é isso que alguns chamam de felicidade eudaimônica – em contraste à felicidade hedônica das horas de ócio e lazer.
Em outras palavras, o segredo para ter equipes felizes é oferecer um ambiente corporativo com condições adequadas de trabalho. Assim, os colaboradores sentem que seu talento está sendo valorizado.
Como proporcionar um ambiente de trabalho mais feliz
Não sabe o que fazer para elevar o espírito da equipe e sua consequente felicidade no trabalho? Abaixo, listamos algumas sugestões. Acompanhe:
1. Estabeleça metas
Metas podem ser um ótimo estímulo. Afinal, quem atinge um objetivo sente que progrediu. Inclusive, o esforço para passar de fase num videogame segue uma lógica semelhante.
Contudo, mantenha os pés no chão. Se as metas são altas demais, a ponto do inatingível, os colaboradores acabam dando tudo de si, mas saem frustrados.
2. Reconheça o esforço
Reuniões de feedback são extremamente importantes para o profissional entender seu papel dentro da organização. Em vez de cobrar apenas resultados, essas conversas servem para você valorizar as qualidades da pessoa, celebrar suas conquistas e, claro, apontar características que podem melhorar. Nesse sentido, é importante manter sempre uma atitude encorajadora e respeitosa. Um feedback realmente construtivo ajuda a pavimentar um caminho de mais felicidade no trabalho.
Saiba mais: Como cultivar habilidades de liderança (em qualquer cargo)
3. Desenvolva potencialidades
Devemos reconhecer que nenhum profissional chega pronto ao mercado, sobretudo num contexto de tantas transformações. Nesse aspecto, a capacidade de aprender é tão relevante quanto as experiências no currículo.
Por isso, que tal investir no upskilling de sua equipe, com cursos de capacitação e aprimoramento de habilidades? Dessa forma, além de desenvolver talentos, os funcionários poderão atingir novos níveis de produtividade.
4. Promova a autonomia
Para muita gente, a felicidade no trabalho passa necessariamente pelo equilíbrio com a vida pessoal. Aliás, hoje em dia há flexibilidade suficiente para tanto. Afinal, com home office e regimes híbridos de trabalho, as pessoas podem adequar melhor seus horários às demandas da agenda.
5. Atualize a infraestrutura
No entanto, quando estão trabalhando em casa, os colaboradores tendem a sentir falta dos equipamentos profissionais. Logo, é necessário aprimorar as soluções tecnológicas que sua empresa adota – seja in loco, seja no trabalho remoto.
Dispositivos e softwares defasados geram gargalos. Então, se a estrutura de TI não dá conta da carga de trabalho, pode haver lentidão e até travamento do sistema. Consequentemente, isso atrasa os processos, derruba a produtividade e irrita bastante a equipe. Ou seja: é um grande desserviço em se tratando de felicidade no trabalho.
Para resolver essa questão, invista em plataformas resilientes, que ofereçam as condições ideais para a execução das tarefas. Mas, se você não sabe por onde começar, a HT Solutions pode ajudar. Fale conosco! Nossos especialistas farão um diagnóstico de seu negócio para apresentar os produtos e serviços mais adequados à sua demanda.