O Google é conhecido – e reconhecido – por oferecer o melhor buscador da internet. Ou seja, não importa qual a sua dúvida ou problema, ele provavelmente encontrará a solução. Pois essa é a mesma proposta que o Google for Education, braço educacional da gigante de tecnologia, oferece às escolas. Isso porque sua plataforma voltada ao ensino é a mais completa do mercado, atuando em diversas frentes – desde aplicativos e sistemas que facilitam aulas presenciais e online até computadores desenvolvidos especificamente para uso em educação.
Google for Education: dos apps aos Chromebooks
A plataforma educacional do Google é composta por duas soluções principais. A primeira é o Google Workspace for Education, suíte que reúne todos os apps voltados ao ensino. Aliás, esse pacote é oferecido em múltiplas versões, incluindo uma opção totalmente gratuita, e pode ser utilizado em qualquer dispositivo. Porém, seu uso é ainda mais produtivo e seguro quando realizado no Chromebook – um computador especialmente concebido para fins educacionais. Abaixo, confira mais detalhes sobre essas duas soluções do Google for Education:
Google Workspace for Education
A suíte inclui todos os apps que alunos e professores precisam para tornar as aulas mais dinâmicas e produtivas. Seu principal destaque é o Google Sala de Aula, um grande aliado de escolas e educadores. Afinal, esse aplicativo centraliza todas as atividades mais importantes, como distribuição de tarefas aos estudantes, controle de prazos de entrega e monitoramento de desempenho. Além disso, automatiza a correção de provas objetivas, cálculo de notas e a conferência de listas de presença. Dessa forma, poupa tempo e trabalho dos professores, que podem se dedicar à sua tarefa mais importante: ensinar.
Todos os principais apps do Google for Education estão inclusos já na versão gratuita do Workspace. Porém, existem ainda três outras versões que agregam mais recursos, como maior capacidade nas salas de aula virtuais e ferramentas de detecção de plágio. Assim, cada escola pode escolher a versão que melhor atende às suas necessidades, sem pesar no orçamento.
Chromebooks
Projetados pelo Google em conjunto com as melhores fabricantes de computadores, os Chromebooks foram desenvolvidos especialmente para uso em educação. Aliás, são os únicos dispositivos no mercado que foram concebidos com essa proposta. E é por isso que oferecem tanta versatilidade de uso, otimização de desempenho, segurança, resistência e ótimo custo-benefício.
Se o Chromebook sozinho já é incrível, fica ainda melhor quando equipado com o Chrome Education Upgrade (CEU). Essa licença permite que o dispositivo seja gerenciado remotamente pela equipe de TI, oferecendo muito mais controle à escola. Afinal, com o CEU, é possível instalar ou remover apps e ferramentas em lotes. Ou seja, dá para resolver tudo de uma só vez em todos os Chromebooks gerenciados ao mesmo tempo. Além disso, permite implementar diversas políticas de segurança, como bloqueio a conteúdos impróprios, garantindo que os dispositivos sejam usados apenas para fins educacionais. Inclusive, assim fica muito mais fácil para a escola cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que já está em vigor.
Como usar o Google for Education
Como você pode perceber, a melhor forma de utilizar a plataforma do Google é aliando todas suas soluções. Ou seja, usando a suíte de apps Google Workspace for Education diretamente nos dispositivos com CEU. Assim, sua escola une todo o poder educacional dos aplicativos Google à segurança e confiabilidade dos Chromebooks gerenciados. Dessa forma, fica muito mais bem equipada para retomar as atividades presenciais em 2022 sem abrir mão de um ensino dinâmico e tecnológico.
Quer saber o quão preparada sua escola está para o novo ensino presencial? Então faça um rápido teste neste link e obtenha os resultados na hora. Além disso, você pode baixar um guia do novo ensino presencial para preparar o retorno às aulas em 2022!