Um grande desafio de qualquer empresa é tornar-se a melhor versão de si mesma. Antes de pensar na concorrência ou nas dinâmicas do mercado, é necessário entender como os processos internos funcionam – e onde dá para ajustá-los. Sob essa perspectiva, os conceitos de inovação e produtividade estão ligados intimamente.
Inovar não significa, necessariamente, realizar algo inédito. Em vez disso, trata-se de encontrar soluções criativas para aprimorar o que já estava bom (e corrigir o que não andava tão bem, claro). Como consequência, a organização pode economizar recursos financeiros, poupar esforços das equipes e, assim, alcançar metas cada vez mais ambiciosas.
Exemplos de como a inovação leva à produtividade
Considerando o cenário atual, seria impossível falar de inovação sem citar a pandemia de Covid-19. O distanciamento social e a suspensão de alguns serviços presenciais exigiram bastante criatividade para as empresas continuarem atuantes.
Não estamos dizendo que o coronavírus fez bem aos negócios. A crise sanitária ceifou centenas de milhares de vidas, e, portanto, deve ser tratada com a devida seriedade. Acontece que, no campo corporativo, a conjuntura acabou acelerando tendências que já estavam em trânsito, como a adoção do home office e das vendas on-line. Isso trouxe mais inovação e produtividade ao ambiente de trabalho.
Por exemplo, imagine uma rede de lojas com unidades em várias regiões do país. Para treinar as equipes, antes era necessário deslocar um time de instrutores de um estado até outro. Gastava-se um bocado com passagens aéreas, hospedagem e alimentação desses colaboradores – sem contar o tempo levado para cobrir todo o território.
Hoje, com as plataformas digitais, é possível realizar o treinamento on-line. Dessa forma, o time consegue capacitar funcionários no Brasil inteiro simultaneamente, de uma única vez. Trata-se de uma solução rápida, barata e que traz retorno imediato. Afinal, colaboradores treinados são mais produtivos e geram mais vendas.
Outro exemplo são as vendas via marketplace na internet – solução que pequenos e médios empreendimentos encontraram na pandemia para continuar em operação. Usando a estrutura de uma gigante varejista, as PMEs não precisam ter site próprio, muito menos se preocupar com a logística de envio da mercadoria. Ainda assim, conseguem vender para todo o país, conquistando mais clientela e aumentando o faturamento. Sem comprometer o orçamento enxuto, claro.
Saiba mais: Tendências em proteção de dados para uma internet mais segura
Como a tecnologia ajuda a inovar e produzir mais
Como deu para perceber ao longo do artigo, inovação também tem a ver com tecnologia. Quando a empresa investe nos produtos e serviços certos, a produtividade aumenta. Nesse aspecto, o futuro das organizações passa por soluções como estas:
Computação na nuvem – Sistemas desse tipo custam menos que a infraestrutura de TI legada. Em vez de pagar pela manutenção dos equipamentos, paga-se apenas pelo uso do serviço. E o melhor: a rede pode ser acessada de qualquer lugar do mundo, com total segurança.
Inteligência artificial – Os softwares são programados para automatizar tarefas repetitivas. Assim, sobra mais tempo para os colaboradores se dedicarem à parte estratégica e criativa do trabalho, o que resulta em inovação. As aplicações de inteligência artificial nos negócios vão desde o sistema de segurança de dados HPE InfoSight até o uso de chatbots, robôs de conversação para atendimento ao cliente.
Saiba mais: Como a transformação digital impacta as empresas
Quer conhecer as melhores opções em TI para sua equipe? Fale com a HT Solutions. Nós vamos encontrar as soluções mais adequadas para estimular a inovação e a produtividade em seu ambiente de trabalho.
Foto: iStock/metamorworks