Sua empresa pensa em adotar ou até já conta com uma solução de ITaaS (IT as a service)? Pois saiba que, antes de contratar TI como um serviço, é importante fazer algumas perguntas. Continue lendo para conhecer as principais questões que auxiliam na tomada de decisão.
É desafiador manter um negócio nos dias de hoje, em meio à constante evolução tecnológica. De um lado, os ciberataques parecem cada vez mais ameaçadores. Do outro, a infraestrutura de TI vai se tornando complexa e cara. Porém, ficar de fora das tendências não é uma opção. Afinal, sua empresa precisa atualizar o parque se quiser manter a segurança dos dados e a competitividade no mercado. Por isso, a chave é encontrar os fornecedores certos, que ofereçam os melhores produtos e serviços para atender às suas necessidades.
Muitas companhias, especialmente as de pequeno e médio porte, resolvem esse desafio com soluções as a service. A ideia é delegar a infraestrutura de TI a terceiros, incluindo aí desde a computação até o backup de arquivos.
Perguntas a fazer antes de investir em ITaaS
Não é à toa que o blog da HT Solutions fala tanto de assuntos como migração para a nuvem. Trata-se de uma alternativa para enxugar os custos com tecnologia sem abrir mão da performance. Afinal, você pode contratar apenas os serviços que precisa, no momento certo para suprir a demanda.
Essa medida diminui o risco de superestimar a carga de trabalho e acabar pagando caro demais por equipamentos que não terão uso imediato. Só que é importante entender, justamente, quais serão suas necessidades no futuro próximo. Dessa forma, é possível desenhar um pacote de serviços adequado à realidade de sua empresa.
Portanto, ao contratar serviços de TI corporativa (ITaaS), lembre-se de fazer as seguintes perguntas:
1. Que tipos de serviço a plataforma oferece?
As especificidades podem parecer óbvias para profissionais de TI. Porém, gestores sem tanto conhecimento técnico nem sempre conseguem diferenciar sistemas de backup e sistemas de segurança, por exemplo.
Sendo assim, deve-se saber exatamente o que a tecnologia vai oferecer para a empresa, isto é, quais são os benefícios daquele serviço. A partir daí, dá para avaliar se vale a pena contratá-lo.
Saiba mais: Por onde começar a renovação da infraestrutura de TI
2. Qual é o nível de conhecimento técnico exigido?
Embora as tecnologias estejam cada vez mais sofisticadas, é esperado que elas sejam simples de usar. Isso porque a maior parte dos incidentes de cibersegurança acontece devido a falhas humanas. Aliás, já é complicado orientar a equipe à adoção de boas práticas (como usar senhas fortes e não abrir links suspeitos em sites). Pior ainda seria treinar todo mundo para utilizar um sistema complicado, não é mesmo?
Sem contar que estruturas complexas demandam tempo demais de instalação, atualização e manutenção em caso de erros. Cada parada dessas pode significar perda de produtividade. Logo, é melhor contar com produtos e serviços prontos para uso, como HPE GreenLake e HPE Primera. Assim, sua solução de ITaaS poderá ser, efetivamente, um diferencial competitivo – e não uma nova dor de cabeça.
3. Quanto custa?
Por fim, verifique os custos de contratação. As taxas cobradas podem ser por número de dispositivos, por número de usuários ou por carga de trabalho.
Lembre-se de que não basta adquirir uma plataforma inovadora. É importante que ela faça sentido para as demandas de seu negócio. Temos outras informações no link abaixo:
Saiba mais: Como calcular o investimento em TI para otimizar os custos
A HT Solutions ajuda você a encontrar as soluções tecnológicas certas. Fale conosco! Nossos técnicos poderão realizar um diagnóstico de sua empresa para identificar oportunidades de melhoria na infraestrutura de TI.
Foto: iStock/bernardbodo