Numa economia digitalizada, é preciso repensar a relação das empresas com a tecnologia. Já se foi o tempo em que o “pessoal da TI” ficava apartado do time de vendas ou do setor financeiro, por exemplo.
Hoje dados, softwares e sistemas são uma parte estratégica dos negócios. Por isso, muitas organizações investem na figura do Chief Information Officer (CIO). Esse é o líder que ajuda a integrar os colaboradores, redesenhar as estratégias corporativas e promover a transformação digital no ambiente de trabalho.
Tecnologia é estratégica para as organizações
Um CIO faz muito mais que implementar soluções tecnológicas. A ideia é que esse profissional compreenda as necessidades da empresa, de modo a pensar maneiras de supri-las com tecnologia. Porém, o processo também deve levar em conta outro aspecto fundamental para o sucesso de qualquer projeto: as pessoas.
Por exemplo, talvez seus funcionários tenham pouco ou nenhum conhecimento sobre programação. E tudo bem. Ninguém precisa ser especialista em TI para lidar com tecnologia. Aliás, as plataformas estão cada vez mais fáceis de instalar e usar.
Esse movimento de democratização tecnológica traz dois benefícios importantes. O primeiro é que os colaboradores conseguem aproveitar, sem grande esforço, todo o potencial de um software. O segundo é que, com um sistema pronto para uso, a equipe fica menos dependente de apoio técnico para trabalhar.
Nesse cenário, cabe ao CIO identificar as melhores soluções para atender às demandas do dia a dia. Em vez de lidar com estruturas legadas complexas, que dão erro e ficam inoperantes o tempo todo, deve-se migrar para um modelo mais enxuto e ágil. Assim, é possível aproveitar todos os benefícios da tecnologia, como automatização de tarefas e ganho de produtividade.
Aqui cabe relembrar as vantagens da nuvem. Sistemas baseados em cloud, mais que uma alternativa para baratear custos, são a opção certa de quem pretende acompanhar a evolução do mercado. Eles fornecem serviços com a agilidade que um negócio precisa para se manter competitivo.
Saiba mais: Serviços na nuvem são a evolução necessária para o seu negócio
O papel do CIO nas empresas
Mas, quando falamos em transformação digital, o assunto vai além da automatização de tarefas. Trata-se de usar os dados a favor das estratégias do negócio.
Veja bem: um software é capaz de coletar informações e gerar relatórios. No entanto, os verdadeiros insights estão na cabeça das pessoas. São elas que vão aproveitar esse conteúdo para pensar em maneiras de melhorar as vendas, reduzir custos operacionais ou fortalecer um posicionamento de marca.
Considerando isso, o papel do CIO é enxergar a empresa a partir de uma perspectiva holística. É perceber a tecnologia não só como uma ferramenta, mas como a base para a construção de processos eficazes, que integrem o time de vendas, o setor financeiro e todos os demais departamentos em busca de ótimos resultados.
Resumindo, esse líder deve pensar:
- Nos objetivos estratégicos (melhor vendas, reduzir custos etc.);
- Na cultura organizacional (especialmente a familiaridade das pessoas com a tecnologia);
- Nos aspectos técnicos (as soluções tecnológicas certas para atingir os objetivos).
Precisa de ajuda nessa última parte? Então conte com a HT Solutions. Nós podemos fazer um diagnóstico de sua empresa, oferecendo um portfólio completo de hardware e software para atender às suas necessidades. E o melhor: por um valor que caiba no seu orçamento. Fale conosco para saber mais.
Foto: iStock/vladans