PMEs: como evitar vazamentos de dados dos clientes

Pequenas e médias empresas são alvo certo para ataques de cibercriminosos. Por isso, devem se preocupar com o vazamento de dados dos clientes. O artigo de hoje, com informações da Você S/A, traz dicas para evitar esse problema em sua companhia. Confira!

PMEs também são alvo dos hackers

A cena é comum no comércio brasileiro: ao chegar ao caixa, a pessoa informa CPF, endereço eletrônico ou número do WhatsApp. Assim ela cria um cadastro na loja – o que pode trazer vantagens, desde ofertas exclusivas por e-mail até descontos nas próximas encomendas.

Só que esses dados pessoais, quando vão parar em mãos erradas, abrem espaço para fraudes. Imagine, por exemplo, que um bandido telefona para você fingindo ser do seu banco. Ele confirma seu nome completo, sua data de nascimento e até as compras mais recentes no seu cartão de crédito. Pronto: a possibilidade de cair num golpe financeiro aumenta bastante.

Muitas vezes, casos assim ocorrem devido ao vazamento de informações da clientela das PMEs. Afinal, pequenos e médios negócios são um alvo fácil. Além de concentrar dados preciosos nos sistemas, esses estabelecimentos acreditam que não são visados pelos hackers. Desse modo, acabam se preocupando menos com infraestrutura de TI.

O resultado é que eles ficam vulneráveis não só a brechas de segurança, mas também ao sequestro de dados com cobrança de resgate em criptomoedas. Esse é o chamado ransomware. Para se ter uma ideia, 60% das PMEs dos Estados Unidos que sofrem um ataque desse tipo têm que fechar as portas após seis meses, pois não se recuperam do prejuízo. É o que estima a US’ National Cyber Security Alliance.

Falando em baque financeiro, lembremos da LGPD. A lei brasileira prevê punições para companhias que não garantam a segurança das informações pessoais dos consumidores.

Pode haver bloqueio e exclusão desses dados (que não poderão mais ser utilizados no cadastro), anúncio público sobre o vazamento (comprometendo a credibilidade da marca) e multa de até 2% do faturamento, com valor máximo de R$ 50 milhões. Salgado, hein?

Como proteger a empresa do vazamento de dados

Felizmente, existem maneiras simples de resguardar os dados pessoais da clientela. Elas envolvem a adoção de boas práticas e o investimento em tecnologia. Acompanhe:

  1. Oriente sua equipe a nunca abrir e-mails desconhecidos nem links suspeitos;
  2. Utilize senhas fortes, com números, letras e caracteres especiais (vale a pena instalar um programa gerenciador de senhas, que reúne todos os códigos numa única chave de entrada);
  3. Ative a autenticação de duas etapas nos dispositivos da empresa;
  4. Fuja dos softwares piratas, pois eles podem ter falhas propositais de segurança para facilitar o acesso de hackers;
  5. Mantenha antivírus e firewall sempre atualizados;
  6. Adote uma plataforma de gerenciamento, como Aruba Central, para controlar os acessos remotos ao sistema corporativo (dessa forma, você consegue autorizar ou barrar usuários específicos);
  7. Se sua empresa recorre ao home office, invista em soluções para mitigar malwares, como HP Sure Click Pro (isso porque os computadores pessoais, em geral, são mais suscetíveis a ataques);
  8. Use backup na nuvem para recuperar arquivos perdidos ou bloqueados num incidente;
  9. Para uma abordagem ainda mais cautelosa, tenha um segundo backup, off-line;
  10. Finalmente, colete apenas as informações essenciais para o funcionamento de seu negócio. Será que guardar o CPF dos clientes é realmente necessário?

Esperamos que as dicas tenham sido úteis. Precisando de ajuda personalizada, fale com a HT Solutions. Nós podemos encontrar os produtos e serviços mais adequados à realidade de sua empresa. São soluções seguras e que cabem no seu orçamento!

 

Foto: iStock/iStock.com/fizkes

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.

[g1245_news]