Entender o comportamento dos clientes ajuda a melhorar a experiência de compra. Isso porque você consegue oferecer produtos ou serviços mais adequados à realidade do público, o que acaba elevando as vendas.
Num cenário de digitalização, a tecnologia pode trabalhar a seu favor. Se antes apenas as grandes corporações tinham acesso a esse tipo de recurso, hoje pequenas e médias empresas (PMEs) podem igualmente usufruir da personalização baseada em dados. Continue a leitura para conhecer os detalhes.
Personalização para elevar vendas
Você provavelmente conhece os algoritmos de recomendação, onipresentes nas plataformas de streaming e nos sites de compras. Em resumo, a máquina se baseia no que o indivíduo acabou de consumir/adquirir e oferece conteúdo semelhante.
Essa é uma forma já consolidada de cativar a clientela por meio da personalização. Afinal, conforme “aprende” sobre os gostos da pessoa, o sistema vai apresentando um catálogo cada vez mais específico. Ou seja: como se o portfólio fosse desenhado especialmente para ela.
O principal objetivo dessa tática é manter o visitante interessado (e on-line) por mais tempo. Além disso, com alguma sorte, tais condições se traduzirão em mais vendas. Afinal, se o site oferta rápida e convenientemente o que o consumidor precisa, a experiência de compra é positivamente percebida.
Saiba mais: Como calcular o investimento em TI?
Há outra razão para varejistas de todos os setores investirem em ferramentas de personalização. Afinal, mais do que uma estratégia para aumentar o tíquete médio, esta é uma forma de construir relacionamentos. Tendo informações relevantes sobre o público, dá para moldar melhor as estratégias de longo prazo. Ou seja: abre-se caminho para a fidelização.
Tecnologia ajuda PMEs a fidelizar clientes
Vamos a um exemplo para ilustrar como PMEs podem fidelizar consumidores a partir da tecnologia? Então pense num restaurante que investiu em pedidos pela internet.
De início, o cliente registra apenas nome e endereço. Porém esse cadastro já vai para um banco de dados. Em seguida, vai sendo armazenado ali todo o histórico de encomendas: lanche comprado, data e hora, modo de pagamento…
Aos poucos, tem-se o perfil desse sujeito (o que ela gosta de consumir e quando costuma fazer isso). Dessa forma, será possível elaborar estratégias personalizadas para surpreendê-lo.
Que tal disponibilizar uma seção de itens favoritos na página para o usuário realizar o pedido num só clique? Ou talvez oferecer desconto quando o cliente escolher um prato diferente do cardápio pela primeira vez?
Essas são táticas simples, mas que trazem certo conforto à pessoa. Ela sabe que é bem tratada pela empresa, então vai continuar consumindo ali. Em outras palavras, será fiel à marca, graças ao atendimento de qualidade (impulsionado, nesse caso, pela tecnologia).
Saiba mais: Sistema lendo? Veja 5 causas comuns (e a solução para elas)
Na era digital, não importa se você está à frente de uma multinacional ou de um mercadinho de bairro. Afinal, as soluções tecnológicas funcionam para todos. Elas complementam a experiência de compra desde o primeiro contato com a loja até a transação final. Assim, podem garantir resultados surpreendentes para o seu negócio. Basta saber usá-las a seu favor!
E aí?! O artigo de hoje fez sentido para você? Já está pensando em investir nas melhores tecnologias para alavancar as vendas e melhorar o relacionamento com o público? Então entre em contato com a HT Solutions agora mesmo! Nossa equipe certamente encontrará soluções ao mesmo tempo acessíveis para sua empresa e capazes de gerar resultados surpreendentes.